segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Amanda, seja bem-vinda!

E aí, meus assíduos leitores! Mãe, Beta, Alê... Tudo bem com vcs?

Bom, hoje, segunda-feira, vou falar sobre a atribulaaaaaada semana que foi essa que passou.

Tinha duas encomendas pra esse último sábado: uma, de 90 fatias, para o chá de bebê da Tati, para comemorar a chegada, em breve, da menina mais paparicada do mundo, a Amanda (aqui está a foto de outro bolo que fiz pra Tati, no aniversário de casamento dela com o Marcelo). A outra, uma garrafa de coca-cola. Siiiim, um bolo em formato de coca-cola q uma grande amiga encomendou para a comemoração do aniversário da irmã, que trabalha na Coca-Cola. Nesse post vou falar do primeiro, e falo do outro no seguinte.


A importância do sabor

Vcs devem estar pensando "pô, 90 fatias???? Molezinha! É só fazer, rechear, cortar, embrulhar e pronto, tranqüilo!". Mas a coisa não é bem assim....

O bolo decorado, só por ser decorado, não está liberado de ser gostoso. Aliás, esse é um equívoco que muitos cake designers acabam cometendo: se preocupam tanto com a forma, em ficar bonito na foto, que acabam esquecendo que o bolo, muito antes de ser um objeto de decoração, é um doce, para ser saboreado pelas pessoas queridas que vc convidou pro seu aniversário, casamento, bodas, etc. Pra fazer um bolo bonito e ruim, encomenda logo um bolo falso e serve sorvete na xícara q é melhor!

Mas, mesmo assim, quando vc faz um bolo bonito E gostoso, as atenções, bem ou mal, estão divididas. Metade da nota vai pro "comer com os olhos", e a outra metade chega com a primeira mordida, com o "hummm" ou com o "argh".

Quando alguém te encomenda um bolo já cortado, pra distribuir pros convidados, o buraco é mais embaixo, porque as atenções estarão toooooodas voltadas para o sabor, para o gosto. É difícil o bolo não-decorado ser feio, a menos que a pessoa tenha feito com muita má-vontade e o bichinho tenha solado, quebrado, sei lá. Meu marido quando era pequeno foi fazer um bolo e trocou o açúcar pelo sal. Resultado: as pessoas viram o bolo, que estava lindo de morrer, foram salivando experimentá-lo e.... bom, só a vó dele não cuspiu, porque, afinal, vó é vó.

Então, a tarefa era duplamente árdua: fazer um bolo absolutamente gostoso, de "comer rezando", pra que as pessoas elogiassem a querida anfitriã, e, principalmente, n desapontar a Tati, que pela segunda vez contava comigo pra complementar a alegria da festa. E não é de qualquer festa, do chá-de-bebê da Amanda!

A idéia era embalar as fatias em papel laminado e o tio, irmão da Tati, faria umas etiquetas para deixar a coisa bem fofa, do jeitinho que a Tati é.


O processo

Bom, a Tati n é muito chegada em chocolate e pediu que o recheio fosse doce-de-leite. Já para massa, ela pediu que fosse metade branca e metade de chocolate, o que atrapalhou bastante a confecção aqui em casa, porque o Alê é louco por bolo de chocolate e eu quase nunca faço, ou seja, ele de certa forma torcia secretamentepra que algo desse errado e ele pudesse comer.

A cobertura deveria ser de chocolate e aí residia uma das minhas grandes preocupações. Sempre tenho a lembrança, quando falam em "bolo com cobertura de chocolate", daquela coisa doce demais, toda embolotada e, por vezes, com certo gosto de queimado, quando n ficava líquida demais e deixava de ser cobertura pra se transformar em calda.

Resolvi, então, experimentar uma receita de bombom de chocolate q eu tenho, mas n deixar chegar ao ponto de bombom, e, sim, um ponto antes, pouco menos consistente...

E não é que deu certo? No final do processo de embalar, havia 95 fatias prontinhas pra ir pra Tati. Bom, só chegaram 92, mas pelo menos meu marido me tranqüilizou, somente após devorar 3 fatias, que, de fato, o bolo estava bem gostoso.

Resolvi tirar uma foto antes que ele acabasse com a metade da sobrevivente...



O resultado:


Hoje a Tati me mandou um email dizendo que o bolo estava muito gostoso e fiquei muito, mas muito feliz mesmo. Uma amiga minha que foi como convidada no chá confirmou o veredicto e eu só posso agradecer. Coloquei muito carinho naquela massa, porque a Tati, o Marcelo e a Amanda mereciam. Ah, sim, e os 12.000.000 convidados do chá de bebê rave tb.

Amanda, vc já é aguardada com carinho por tanta gente que vc nem imagina. Seus pais são uns fofos e merecem toda a felicidade que vc trará consigo. Que venha com saúde e muito proteção, porque amor, pelo tamanho do evento, já deu pra notar que tem de sobra!

3 comentários:

Danielle Lins Lima Leal disse...

Estou acompanhando você que nem novela!!! Pode me incluir nos leitores, aê.
Antes que eu leve uma bronca por ler aqui e rir de montão, mas não responder seu e-mail, vou logo avisando que estava vendo um jeito de te entregar sua encomenda contrabandeada. Vou escrever depois.
Te amo, malaaaa!
Adorei o bolo Coca-cola. Falta uma foto do meu. Vou te mandar, se vc não tiver. Meu bolo foi lindo e fez sucesso, tá?
Beijosssssss

Unknown disse...

Janine,
Muito obrigada pelo carinho que vc dedicou ao nossos bolos.
Todo mundo na festa amou !!!
Contamos com você pra fazer o bolo do aniversário de um ano da Amanda ( e de muitos outros)
Um grande beijo, Tatiana, Marcelo e Amanda ( a caminho)

Julia Ivantes disse...

Eu fiquei com a boca cheia d'água por conta desse bolo, Nilce...

 
design by janine da fonseca